Acessem o link Jogos Educacionais. Aqui você pode fazer pesquisas e aprender brincando.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Hipertexto - Tarefa realizada no curso Proinfo


Hoje as mídias e as novas tecnologias tomam um espaço cada vez maior na vida das pessoas. Porém, a escola demora a compreender o impacto dessas mídias na formação da consciência do indivíduo e dos valores da sociedade. Dessa forma, vem perdendo lugar para os meios de comunicação no sentido de passar valores e significados. Além disso, o ambiente escolar sofre modificações, que podem gerar um crescente desinteresse pelas disciplinas,e também pela maneira como são ensinadas
Ser professor no século XXI não é tarefa  fácil. O professor precisa estar preparado para interagir com uma geração mais informada e atualizada, a chamada Geração Y 
Eles crescem jogando vídeo-game, ouvindo música e acessando a internet, portanto a tecnologia faz parte da vida deles. Essa geração é dona da maioria dos blogs e da maioria das comunidades e redes sociais,  eles gostam  de mudanças não de monotonia.
Numa entrevista concedida por Pedro Demo ele aborda  Os desafios da linguagem do século XXI, dizendo que " a linguagem do século XXI – tecnologia, internet – permite uma forma de aprendizado diferente. As próprias crianças trocam informações entre si, e a escola está longe disso. Não acho que devemos abraçar isso de qualquer maneira, é preciso ter espírito crítico - mas não tem como ficar distante. A tecnologia vai se implantar aqui “conosco ou sem nosco”. 
Diante dessa nova situação, é importante que o professor possa refletir sobre essa nova realidade, repensar sua prática e construir novas formas de ação que permitam não só lidar, com essa nova realidade, como também construí-la. Nós professores precisamos ter clareza do que queremos e onde queremos chegar com o uso das mídias e das novas tecnologias na escola. Acredito que devemos utilizá-las como forma de intervenção social a partir da criação de sistemas  democráticos buscando a participação social e o exercício da cidadania.
          Penso que existem muitos caminhos, mas para isso devemos olhar a escola numa nova perspectiva, onde o aluno seja um sujeito que necessita de ajuda (mediação) para construir seu processo de recepção da mídia e que precisa se construir como cidadão, conhecendo e experimentando as diferentes linguagens da mídia para criar, assim, critérios de análise.
Assista o vídeo e faça uma reflexão... "o professor deve reconhecer que faz parte desse processo".

Nenhum comentário: