Para realizar a aplicação do Mapa conceitual, fiz uma parceria com a professora Claudia, do 5º ano da escola Bernardo Tank. Ela abordou o que é um mapa conceitual, a estrutura, como se faz. Apresentou o Cmap tools e iniciou produzindo coletivamente um mapa sobre os pontos cardeais e colaterais. Depois de pronto no quadro, transferiu para o Cmap tools para que eles pudessem visualizar.
Num segundo momento, percebendo que usando o mapa eles haviam entendido bem o tema em questão, a professora decidiu fazer outro, dessa vez em grupo de três ou quatro alunos. Dessa vez foi história a disciplina escolhida, com um texto "Os trabalhadores escravizados de Santa Catarina". O que a professora me relatou é que eles sentem mais dificuldade nas preposições, mas sabemos que é um processo de aprendizagem, quanto mais mapas fizerem, mais claro vai ficar.
Agora o próximo passo é fazer em dupla e individual para podermos aplicar na sala informatizada. Estou ansiosa!
2 comentários:
Parabéns pelo trabalho!!!
Estou adorando ler seus relatos. Excelente trabalho!
Postar um comentário